quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Menos 1 dia....

Primeiramente....muito obrigada pela palavras tão lindas no meu aniversário.....yes, Tia Nat está ficando velhinha....mas pelo menos ainda não estou nos 30s (cof cof vide Diana)...

Gostaria de ressaltar outro detalhe....aos fiscais da gramática: Quer perfeição? Vão ler um dicionário! Se vieram aqui atrás de uma gramática perfeita, podem ir para outro blog....estão no lugar errado. Fui praticamente alfabetizada em inglês, então se pelo menos, sei escrever para os outros entenderem, estou no lucro #ficaadica, voltem sempre.

Enfim senhoras e senhores....vamos ao que interessaaaa!!!

Como eu disse no post anterior, senti muitas mudanças no meu corpo devido a falta de uma alimentação balanceada...e acho que com isso também veio a gripe. E gripe é aquela coisinha chata...enche o saco e acaba atrapalhando a nossa rotina em geral, tanto a rotina alimentícia, quanto a de exercícios. Porémmmm, não me deixei vencer por ela......

Minha alimentação foi a seguinte:

p.s.: intercalando remédios para gripe!

Como postei no twitter, estou tendo o privilégio de minha mãe estar aqui esses dias e cozinhando....mas se bem que eu cozinho também (quem acompanhou o BBB sabe rs)  mas quando outra pessoa cozinha, principalmente sendo mãe é bem melhor né.

Uma curiosidade....minha mãe não come carne vermelha, apenas frango e peixe....ela tentou educar o meu paladar a isto também...porém não foi 100%. Eu, hoje em dia, evito comer carne vermelha...mas as vezes não tenho opção...
E por causa disso, lá em casa sempre tivemos o hábito de comer carne de soja....eu, particularmente, adoro...mas tem muita gente que não gosta. O bom da carne de soja, é que ela não tem gosto, e por isso, vc pode colocar o seu tempero....

Procurei algo na internet que falasse sobre os benefícios da carne de soja e encontrei o seguinte:

"A vantagem de se utilizar a carne de soja em relação às carnes em geral está no baixo conteúdo de gorduras do alimento, pois a gordura presente é predominantemente polinsaturada; na ausência de colesterol, que só está presente em alimentos de origem animal; no alto teor de fibras e no excelente conteúdo de proteínas. A única desvantagem fica por conta do baixo teor de vitamina B12 e ferro, que são encontrados em abundância nas carnes vermelhas"



Vou colocar aqui como eu aprendi com a minha digníssima mãe preparar a carne de soja. Então vamos lá, vc vai precisar:

- 1 xícara de Proteína de soja texturizada
- 2 xícaras de água filtrada 
- Cebola (à gosto)
- Alho (à gosto)
- 1 colher de manteiga
-  3 claras de ovos.
- Tempero a gosto.

Primeiro temos de preparar a soja, então junte a água e proteina, deixe alguns minutos até que a proteina absorva. Com uma peneira, escorra o excesso de agua e reserve a proteina.
Aqueça a panela, coloque a manteiga, dore o alho e depois a cebola. Junte a proteína e refogue até ela ficar dourada. Coloque tempero (eu geralmente coloco 2 saquinhos de Sazon). Em outra panela, coloque um pouco de manteiga (só para as claras não grudar do fundo da panela), e coloque as claras. Mexa bem, para ficar tipo ovos mexidos. Depois de pronto, junte as claras c/ a proteina....ajuste o tempero e está pronto!
-- a dica é torrar bemmmmm a proteina....para isso precisa escorrer o máximo de água possível.
Muita gente gosta....muita gente não gosta. Enfim, cabe a você provar e testar. É uma receita saudável, nutritiva, diferente, e rica em proteínas.

Anoite fui treinar....no menu, Sr. Ultraman Ribeiro passou 1hora e 30min de bike no autodromo e 3.500metros de natação. 
Ficou muito tarde para ir ao autódromo, então fiz spinning...aula muito boa, focada em subidas (vc até sente rasgando os quadríceps)  e depois fui para piscina....os 3.500 foram divididos em 7 x500m....variando entre  perna, braço, educacional, solto, e pé de pato....
Missão cumprida!

Como eu disse antes.....porque aniversário, não é feriado!!!!! Menos 1 dia até o Ironman 2012.....vamo q vamo!

Bjos
Nat

p.s.: quem fizer a receita acima (boa sorte! rsrs) depois deixe aqui o que achou e como ficou!!



44 comentários:

  1. Já tentei comer soja alguma vezes, mas achava o gosto enjoativo...rs vou ver se testo sua receita!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Nao tem muito gosto....coloque temperos que vc gosta...assim vai ajustando ao seu gosto! boa sorte e obriagda por passar e comentar por aqui :)

    ResponderExcluir
  3. Eu já comi uma torta de carne de soja! eu particularmente AMEI =) Mais vou fazer essa receita que você ensinou :) hahaha Te Amo, e estou aprendendo muito com o seu blog!!

    MAAH COUTINHOO

    ResponderExcluir
  4. Nati-phodissimaaa..
    Com esse blog já dispensei até minha nutricionaista.. kkkkk..(tia naty tb é nutricao)!
    E cá para nois.. carinho, comidinha, colinho, tudo de mae nao tem preço ne??? entao aproveita elaaaa..... (eu amo minha mae!)..
    Muito bem, hein.. mesmo doente indo p os treinos. eh isso ae.. tem que ser igual no AA.. Só por hj...!!!

    Bjao e continue com disciplina e perseveranca que com certeza sao a chave para completar o ironman!

    Te admiro pra kct!

    Bjao! Agora vou dormir! rs

    @ops_di_e_nat

    ResponderExcluir
  5. Oiii tia Nat! Parabéns pelo blog,ta cada dia melhor :)
    Ah e soja é o que temos,sou vegetariana,faz cinco anos,resolvi mudar e acabei gostando..E hoje nao trocaria soja por carne vermelha nao...

    ResponderExcluir
  6. Natty, vou testar sua receita, quem sabe assim melhoro minha alimentação...Força nos treinos.
    E saiba que com suas dicas muita gente que está acima do peso como eu, vem se reeducando...vlw a ajuda e o apoio!! bjs
    Licka Oliveira SSA/Ba

    ResponderExcluir
  7. Sou gaúcha e amo carne vermelha, mas sei que não é tão saudável como as brancas.
    Gostei da tua receita de carne de soja, não é difícil (preguiça de fazer só pra mim...) e com temperinho deve ficar gostoso.
    Vou tentar. Seguindo no projeto xô pânceps"...rsrsrs
    bjo
    Leila

    ResponderExcluir
  8. Obrigada amores pelos comentarios e participacoes...
    realmente a soja e' questao de adaptacao...
    Mah...que bom q gostou! dps q fizer a receita me avise...
    @ops_di_e_nat....nao dispensa a nutricionista naum q falta mto ainda p chegar laaa...obriagda pelo incentivo...e mae nao tem igual ne...
    Gleicy....obrigada!! eu ja tentei ser vegetariana....o maximo q cheguei foi ficar sem comer carne nenhuma só peixe...me sentia super bem, mas ai entrei p BBB...ai ja viu ne...

    ResponderExcluir
  9. Licka....testa e me avisaaa... saber q o blog está te ajudando eh maravilhoso...obrigada!

    Leila...p quem gosta de carne mesmo é bem dificil largar....mas tenta fazer a receita e dps me fala!

    ResponderExcluir
  10. Pode deixar que com certeza irei te avisar quando fizer, e ainda vou tirar Foto :) rsrs Muito Obrigada, sei que além de mim, você está ajudando a muitas outras pessoas!!!!

    MAAH COUTINHO

    ResponderExcluir
  11. Nat muuuito obrigada pelas dicas compartilhadas, percebe-se a boa vontade com que vc passa as informações, realmente como uma tia querida! Quanto ao português, isso é o de menos, até pra nós alfabetizados aki é complicado... Bjão e pode contar com uma grande torcida p/ vc no Ironmam!

    Cinthia Cristina

    ResponderExcluir
  12. Nat... Nat...

    A cada dia arrasando mais, hein?
    É isso ai... Fiscal da gramática vai procurar o que fazer... Vai procurar umas criancinhas para dar aulas particulares ou voluntárias e fazer valer a sua língua portuguesa afiadíssima vai? Vá fazer o bem sem olhar a quem! Vai? Aqui somos adultos e toda forma de expressão que se faça entender é válida, tia... ou seria tio? Rum... Nada de podar o conhecimento de alguém professor (a)! Seja Educador (a)!

    Enfim... Dona Nat... Carne de soja tô fora... Mas, quem gosta apreciem... kkkkkkkkkkk

    Coragem sempre moça guerreira!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Nat realmente é muito dificil ser vegetariana, quando vc está acostumada com uma refeição normal,digo carne vermelha e outras coisinhas a mais.Ms quando eu coloquei na cabeça que queria ser vegetariana,eu consegui e ponto :)
    Ah Nat seu blog veio numa ótima hora,pois vc fala dos seus treinos e tal,e isso me incentivou a pedalar e fazer natação.

    ResponderExcluir
  14. NATI,
    O Que é spinning ??? Me tira essa Duvida?? Beijos
    MAAH COUTINHO

    ResponderExcluir
  15. nat,eu ADOREI seu blog,eu vou tentar fazer a receita,mais eu naum gosto nada de soja kkkk mais quem sabe!!!

    aninha_739

    ResponderExcluir
  16. ANTES DE MAIS NADA, QUERO PARABENIZAR PELA INICIATIVA EM QUERER MOSTRAR AS PESSOASA A IMPORTÂNCIA DE UM BOM EXERCICIO FISICO E ALIMENTAÇÃO CORRETA. BOM AS POSTAGENS ESTÃO MUITO BEM REDIGIDAS E EDITADAS PALAVRAS SIMPLES E DIRETAS COMO DEVEM SER! E COM SUA CARA SEM MASCARAS. PARABENS! P.S VAMOS ESPERIMENTAR A VELHA E BOA SOJA C/ OVO VAI Q/ EU VICIE? NO BOM SENTIDO!VALEU,ATÉ A PROXIMA!

    ResponderExcluir
  17. Oi Naty!!!!
    Amei essa receita de soja ... um tempo atrás fiz uso dessa proteina ... que bem feita fica bem gostosa...
    Adorando ler suas dicas!!!
    bjssssss #tudodebomsempre

    ResponderExcluir
  18. Chef Nat, adorei a receita, comer bem nem sempre é fácil por vários motivos, mas a gente se puder tem que tentar, qualidade de vida agradece.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  19. Bacana, vou começar a fazer a sua dieta, os exercícios, ainda não rola né gata...rs! Coloque mais, claro se vc puder da sua alimentação. E adorei a dica da soja, a minha fica com um caldinho.Bjs Ana Maria

    ResponderExcluir
  20. Nat, assim como a Maah Coutinho falou aí a cima, tbm não sei o q vem a ser spinning... não sei nada sobre esses exercícios modernos.rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Quando vc treina corrida e bike vc costuma ouvir alguma musica? Quais??

    ResponderExcluir
  22. Tenho 45 anos e estava pesando 72kg,por tua causa e a pedido da minha filha resolvi tentar perder alguns quilos,nunca fiz nenhun tipo de dieta acho muito dificil.Como quase tudo mais bem menos,evito pão,refrigerante às vezes,levo minha filha na escola e aproveito para caminhar,agora peso 67kg meu problema maior é que não bebo muita água.Parabens pelo blog e por vc compartilhar sua rotina conosco

    ResponderExcluir
  23. Spinning é um treino de bicicleta, que simula subidas e decidas sem sair do lugar, ou melhor, vc pedala como se estivesse subindo/descendo dentro de uma sala.

    ResponderExcluir
  24. Nat, aceitar críticas também é um bom. Não fique brava porque alguem a corrigiu. Ex-bigbrother já tem fama de ser burro, acho que não é por mal que as pessoas apontam alguns erros. Vc é uma pessoa pública e é sempre bom saber se expressar de forma correta. Ainda mais agora que vc terá um trabalho na televisão e está na mídia.
    Porque sempre que alguem corrige outra, já parece que aquele que apontou o erro quer ser superior, ou ser dono da gramática perfeita? Nada a ver minha gente, fã tb serve para apontar erros e fazer críticas, pelo menos eu acho.

    Beijos

    Gabriela

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Muitos erros gramatical, mas redaçao das idéias e conteudos , não vou mentir, excelente.

    ResponderExcluir
  27. Aos pHD em língua portuguesa, acho que a Natália escreve muito melhor do que muitos por aí. Por que não vão fiscalizar a nossa língua em um lugar apropriado. Tenta marcar uma reunião com a Presidenta Dilma pra te inserir no Ministério da Educação, quem sabe o país melhore com sua ajuda.

    Natália, parabéns pelo blog. Estou adorando!

    ResponderExcluir
  28. Kerida manda esse povo qu quer gramatica perfeita para aquele lugar.....kkk adorei a dica da carne de soja hein vou fazer para experimentar estou firme nas caminhadas e de olho no seu blog pegando sua dicas comandanteeee thankssssssssssss !! bjs by @alesorocaba (ah esqueci sua eterna fã)rsrs

    ResponderExcluir
  29. Nat,
    amei o post. ana maria braga agora? kkkkkkkkkk
    adoro carne de soja e vou fazer tua receita. ah, a abobrinha da tua mae ta com a cara otima.
    me responde uma coisa, tu treina corrida qtas vezes por semana? e faz qtos kms?
    obrigada, beijoss

    ResponderExcluir
  30. Estou gostando dos post.... Farei a receita com certeza, e olha q tem um kg de soja na geladeira a um bom tempo, mas agora arrumei motivação... Preciso perder peso tb, já estou melhorando meu habito alimentar.... Aqui será um dos lugares onde tb buscarei mais informações pra chegar no meu objetivo.

    ResponderExcluir
  31. Boa Tarde!
    Nat,

    tu treina as três modalidades todos os dias? Tem algum descanso entre elas?
    Depois tu poderia falar sobre a recuperação muscular depois dos treinos e de uma competição.... gradicida :)))

    ResponderExcluir
  32. Meu grande sonho é poder dar um abraço na Nat,será que um dia consigo??admiro sua postura e sua personalidade!!

    ResponderExcluir
  33. vou acompanhae esse blog diariamente ,preciso muito perder peso e ganhar qualidade de vida!!

    ResponderExcluir
  34. Ai ai ai ai..
    Tô seguindo a rotina da Naty hj ela comeu brownie com sorvete.. entao, ne???
    rsrs.. desculpa de quem ama brownie com sorvete.. mas serao na medida certa.. somente 3 colheres.. rsrsrs

    Bjao Naralyyyyy, naralyyy...

    ResponderExcluir
  35. Este blog tá me incentivando a me movimentar e até vou experimentar a soja! Adorando o jeito direto e sincero das postagens Nat, obrigado

    ResponderExcluir
  36. Agora me animei a fazer essa receita!!! sei que naum vai ficar igual ao prato da mamy da Nat mas vo me esforçar :) Amanha posto se deu certo.
    Si

    ResponderExcluir
  37. oi minha comandante,estou fazendo dieta e com essa receita vou entrar em forma com muita saúde,rsrs!!bjss!!

    ResponderExcluir
  38. O dificil é começar, eu mesmo que vergonha com uma esteira no meu prédio e nunca uso.. to pegando um poquinho de sua energia viu Nat ,começar caminhar e fazer alongamentos. bjossss

    ResponderExcluir
  39. Oie...

    Parabéns por mais um post! Interação, conteúdo, objetividade e criatividade, excelentes!

    Beijos, Marina (@linaemarina).

    ResponderExcluir
  40. Deu certo Nat ! rsrs fiz a receita como prometi ontem (23/09,17:44)
    So tinha experimentado a soja cozida e não tostada, fiz p/o almoço segundo as instruções aí e adorei, ficou um gosto ótimo, parece mesmo carne passada. Fiz do jeito que vc ensinou, após escorrer a soja ainda pressionei os graos para espremer toda a água. Aí foi uma colher rasa de manteiga, refogando 1 cabeça de alho picadinho e 1 cebola média picadinha,e como gosto, tbém pimentão picadinho, daí coloquei a soja mexendo sempre. Daí coloquei raspas de meio tablete de knor e achei bom de sal.
    Aí foi a parte mais difícil, porque não coloquei em panela antiaderente, e a soja ficou pegando no fundo, querendo queimar antes de dourar e eu não quis por mais manteiga. Por isso acho que tirei talvez um pouquinho antes, mas o gosto já estava bom. Juntei as claras mexidas na manteiga feitas em outra panela. Achei a soja uma delícia, bem temperada e ótima com arroz. Gastei uns 40 minutos no total até o prato pronto rs Acho que se a pessoa já tem cebolinha e alho picadinho no congelador agiliza bastante. Gente, fica super deliciosa,dorei vou repetir sempre, na próxima com panela antiaderente. Valeu Nat beijnhus Si.

    ResponderExcluir
  41. Olá Comandante Natália , tenho participado esses dias de palestras sobre nossa alimentação.Ontem comi carne de soja com arroz integral soja. Acho mto importante voce dando a nós fãs e outras pessoas incentivando uma boa alimentação, boa e saudável.Sei o qto é dificíl levar ao pé da letra, tenho amigos adventista que tens seus hábitos alimentares sádios e levam mto a sério.
    Bom esta sua receita é dezzzzzzzzzzzz.
    bjs... Fk com Deus ! :>)

    ResponderExcluir
  42. Uma alimentação balanceada é tudo de bom!!!
    Adorei seu blog...
    Seguindo!

    Segue de volta???

    blog.mocamineira.com

    bjbj

    ResponderExcluir
  43. Nat, Queria parabenizar pelo blog, muito legal isso de aproveitar a fama e servir de exemplo, influenciar de maneira positiva a vida das pessoas.
    Sempre te achei um exemplo de pessoa determinada, que luta pelos seus objetivo (te conheco profundamente garota...rsrs) resumindo...força e perseverança.... vc tem nome e sobrenome...Natália Castro.
    Vanessa (@vanynha84)

    ResponderExcluir
  44. Nat, voce é um exemplo para mim desde o fim do BBB, principalmente por causa da natação que amo fazer, sempre que ne dá preguiça me lembro de voce e vou, se voce faz 3 modalidades de esporte, posso fazer uma, continue assim , beijos, Bel

    ResponderExcluir